Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

INSS vai exigir biometria para desbloquear empréstimos consignados

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 20 de Maio de 2025 2 min de leitura

De acordo com a publicação no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (19), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai começar a exigir biometria para novos empréstimos consignados.

Ou seja, para autorizar o desconto dos benefícios previdenciários, aposentados e pensionistas terão que utilizar a identificação biométrica. A medida entrará em vigor a partir do próximo dia 23.

A novidade complementa a decisão da instituição divulgada no último dia 8 de bloquear novos descontos de empréstimos consignados, depois da descoberta da fraude no INSS.

Identificação biométrica para novos empréstimos consignados

Segundo o despacho publicado no Diário Oficial da União, “todos os desbloqueios para averbação de novos empréstimos consignados somente poderão ser realizados com a biometria, na plataforma Meu INSS, validada em bases do Governo Federal.”

A mudança é válida a partir desta sexta-feira, 23 de maio. Portanto, todos os beneficiários do INSS deverão utilizar a identificação biométrica para desbloquear novos empréstimos.

De acordo com a medida, a biometria será feita através da verificação de características físicas. Por exemplo, com a foto ou a impressão digital dos aposentados e pensionistas.

Assim, atende à necessidade de “implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo maior segurança e conformidade aos processos envolvidos”. Isto é, menos riscos de descontos ilegais.


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.
OSZAR »