Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Fraude no INSS: Governo estuda maneiras de atender presencialmente os afetados por descontos ilegais

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 12 de Maio de 2025 2 min de leitura

O Governo Federal está avaliando maneiras de atender presencialmente os aposentados e pensionistas que sofreram descontos ilegais no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Em Nota, a Caixa Econômica Federal “reafirma seu papel como principal parceira do Governo Federal […]. Apoia e está pronta para contribuir com as iniciativas do Governo em prol da população”.

A Caixa ainda não detalhou como deverá ser o atendimento presencial. No entanto, vai agir de acordo com as regras estabelecidas pelo Governo, uma vez que é seu braço direto em políticas públicas.

Atendimento presencial do INSS

Neste domingo (11), o vice-presidente Geraldo Alckmin disse que a Caixa avalia maneiras de oferecer atendimento presencial aos beneficiários afetados pela fraude no INSS.

Assim, o atendimento presencial deve ser um novo meio de comunicação entre a instituição e as vítimas, para que elas possam solicitar a devolução dos descontos ilegais do INSS.

Isso porque, hoje, os únicos canais disponíveis para pedir o ressarcimento são o telefone do INSS e a plataforma Meu INSS. Mas, há pessoas com dificuldade ou sem acesso à internet.

Por isso, o Governo conta com o auxílio da Caixa Econômica. “Ela tem uma rede muito bem distribuída pelo país – de ajudar quem precisar de atendimento presencial”, segundo Alckmin.

Outra alternativa é utilizar as estruturas das agências dos Correios para o atendimento presencial. Afinal, o INSS já conta com a parceria dos Correios para oferecer outros serviços.

Além disso, o Governo também busca formar de ampliar a estrutura das agências do INSS. Desse modo, conseguirão atender melhor a demanda de beneficiários que devem buscar auxílio.


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.
OSZAR »