Trabalhador CLT, você sabia que é possível reduzir drasticamente as parcelas do seu empréstimo consignado? Com a Portabilidade de Consignado para CLT que permite transferir crédito consignado ou crédito direto ao consumidor (CDC) para o consignado do trabalhador, focando na obtenção de taxas de juros menores e, consequentemente, na diminuição do valor pago mensalmente.
A nova regulamentação entra em vigor, simplificando a transferência da dívida entre instituições financeiras. Essa mudança representa uma grande oportunidade para você otimizar seu crédito e colocar mais dinheiro de volta no seu bolso.
Continue lendo para entender como funciona a Portabilidade de Consignado para CLT.
A Portabilidade de Consignado CLT é o seu direito de levar o contrato de empréstimo consignado ou empréstimo pessoal de outras instituições financeiras para o Crédito do Trabalhador. A opção começou a valer a partir de maio de 2025.
Para fazer a portabilidade, primeiro você deve verificar se o banco de para onde deseja transferir oferece o empréstimo consignado CLT. Depois, você solicita a portabilidade na instituição.
Sendo assim, é dado inicio ao processo de portabilidade de empréstimo, onde o banco para o qual você que ir assumi o controle do seu crédito automaticamente, com os juros e prazos reduzidos da nova linha.
A principal vantagem da troca de empréstimo é a redução da taxa de juros, inclusive a portabilidade só deve ser feita quando a taxa de juros oferecida for bem menor do que a praticada atualmente.
Ou seja, a mudança do seu empréstimo para o crédito do trabalhador só pode ser realizada se a taxa de juros for mais baixa que a linha de crédito contratada pelo trabalhador anteriormente.
Por exemplo, um empréstimo pessoal tem em media juros em torno de 7% a 8% ao mês. Já no empréstimo para CLT, as taxas ficam em torno de 1,60% ao mês a 3% ao mês, dependendo do banco escolhido.
Para fazer a portabilidade para o Crédito do Trabalhador siga o passo a passo abaixo:
- Abra o aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
- Autorize o compartilhamento de seus dados (como CPF, tempo de empresa e margem disponível);
- Em até 24 horas, instituições financeiras enviam ofertas de crédito;
- Verificar se o banco de destino oferece o novo consignado para CLT;
- Pedir a portabilidade nos canais digitais da instituição (site ou aplicativo);
- A nova instituição assume o crédito automaticamente, com os juros e os prazos da nova linha;
- As parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento.
A portabilidade do consignado CLT só é feita a mudanças da taxa de juros e de instituição financeira.
Em caso de portabilidade com troco – que configura um novo empréstimo – a portabilidade movimenta a dívida existente dentro da sua margem consignável disponível. Nesse caso. é preciso verificar a margem livre ou as condições de refinanciamento na portabilidade.
A Portabilidade de Consignado para CLT permite que você, trabalhador celetista, busque ativamente melhores condições para seu empréstimo. Com a implementação das novas regras a partir de maio de 2025, o processo de transferência de consignado CLT se tornará ainda mais eficiente e transparente, removendo barreiras e facilitando o acesso a taxas de juros mais competitivas.
Esta pode ser uma excelente oportunidade para você reduzir os juros do seu empréstimo, liberar recursos no seu orçamento e fortalecer sua saúde financeira. A capacidade de mudar consignado CLT de forma ágil coloca mais poder de negociação em suas mãos.
Pesquise o mercado e utilize a Portabilidade de Consignado para CLT como uma ferramenta poderosa para alcançar seus objetivos financeiros. O futuro do seu empréstimo pode ser muito mais leve e vantajoso.