Você é aposentado ou pensionista do INSS e notou desconto indevido INSS ou não autorizados no seu pagamento? Infelizmente, a ocorrência de descontos ilegais no INSS é uma realidade que afeta muitos brasileiros e vamos te ajudar na devolução do seu dinheiro.
Muitos beneficiários são afetados com fraude no INSS seja por cobranças de associações não solicitadas, empréstimos consignados fraudulentos ou taxas misteriosas, é fundamental saber que você tem o direito de solicitar restituição desconto INSS desses valores.
Por isso, continue lendo que vamos te orientar como fazer para proteger seu benefício e como fazer para pedir o reembolso e não cair mais em golpes.
Descontos indevidos ou ilegais são quaisquer valores que estão sendo descontados no seu benefício previdenciário sem a sua autorização ou sem uma base legal válida.
Na lista estão os seguintes descontos:
Entenda que existem descontos legais como o empréstimo consignado que você realizou, é importante diferenciar para saber o que está errado na hora de reclamar.
Fique sempre de olho no seu extrato do INSS e para se proteger, veja a lista com os principais descontos indevidos:
Para identificar os descontos de associações observe os nomes como CAAB, CONTRIB. AAPB 0800 591 0527, CEBAP, CONAFER, UNASPUB, AMBEC, entre outras, sem que você tenha se associado e você pode cancelar desconto associação INSS.
Um valor descontado mensalmente referente a um limite de cartão de crédito consignado, muitas vezes “empurrado” junto com um empréstimo ou sem o consentimento claro do beneficiário.
Outra maneira são empréstimo consignado não autorizado INSS com desconto de parcelas de que você nunca contratou, geralmente golpe empréstimo INSS e vazamento de dados ou alguém que contrato indevidamente.
Venda casada ou inclusão sem autorização de seguros de vida, auxílio funeral ou planos dentários.
Para identificar os descontos indevidos do INSS é preciso verificar o seu extrato consignável e ver se existe algum valor que você não reconhece.
Para baixar o seu extrato do INSS siga o passo a passo:
- Acesse o site gov.br/meuinss ou baixe o aplicativo Meu INSS;
- Faça login com sua conta Gov.br (CPF e senha);
- Na tela inicial ou no menu, procure pela opção Extrato de Pagamento;
- Selecione o período desejado e visualize o extrato detalhado.
Depois de baixar o documento é hora de analisar todos os descontos que existem na sua folha. Veja cada código e nome do desconto com seu valor.
Se não reconhecer algum dos descontos, anote para fazer a reclamação junto ao atendimento do INSS.
Para reconhecer mais facilmente quais são os códigos mais comuns de descontos indevidos no HISCON (extrato de pagamento do INSS), confira a lista a abaixo:
Identificou um desconto indevido? Siga estes passos para solicitar a devolução (restituição) e o cancelamento da cobrança:
1- Acompanhe sua Solicitação: Utilize o número do protocolo para verificar o status do seu pedido pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. O prazo para análise pode variar.
2- Reúna as Informações: Tenha em mãos seu CPF, número do benefício (NB) e os extratos onde constam os descontos ilegais. Anote o nome da entidade que está descontando (se identificável) e os meses em que ocorreu.
3- Solicite o Bloqueio/Cancelamento e a Devolução via Meu INSS (Recomendado):
4- Acesse o Meu INSS (site ou app) e fale com o atendimento.
5- Depois entre em contato com o responsável pelo desconto para solicitar o cancelamento e pedir o reembolso.
Você também pode ligar para a Central de Atendimento do INSS no número 135. O atendimento humano funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).
Informe ao atendente que você deseja registrar uma reclamação sobre descontos indevidos e solicitar o cancelamento e a devolução.
Tenha seus dados e as informações sobre os descontos em mãos e depois anote o número do protocolo fornecido.
A melhor forma de se prevenir é sempre ficar de olho no seu “extrato INSS e descontos, assim ao menor sinal de algo errado já é possível reclamar.
Se você não tem intenção de contratar empréstimos consignados INSS, pode solicitar o bloqueio dessa opção através do Meu INSS e evitar quaisquer problemas com esse tipo de crédito. Veja como fazer.
Através do aplicativo ou site do Meu INSS você pode bloquear os descontos INSS, veja o passo a passo:
- Acesse o Meu INSS;
- Faça login com seu CPF e senha do gov.br.
- Procura na busca por “solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade”;
- Clique no nome do serviço/benefício;
- Siga as instruções para realizar o pedido.
Existem também a possibilidade de fazer o bloqueio para empréstimos INSS, veja passo a passo:
- Acesse o Meu INSS;
- Pesquise por “empréstimo”;
- Selecione a opção “Empréstimo (Bloqueio / Desbloqueio)”;
- Siga as informações e para realizar o bloqueio.
Outra dica valiosa é não compartilhar os dados e senha do Meu INSS com ninguém. Tenha cuidado ao fornecer seus dados (CPF, número do benefício, dados bancários) por telefone, WhatsApp ou links suspeitos.
Para finalizar, sempre que for contratar um crédito, leia atentamente todo o contrato antes de assinar. Desconfie de ofertas muito vantajosas ou que incluam produtos “casados” para evitar empréstimo consignado não autorizado INSS.
Se você foi vítima de descontos indevidos, saiba que a devolução dos descontos ilegais INSS é um direito seu como beneficiário.
Embora o processo possa exigir paciência, é fundamental agir para reaver seu dinheiro e cessar cobranças abusivas. Utilize as ferramentas oficiais como o Meu INSS e o telefone 135, mantenha seus extratos em dia e não hesite em buscar ajuda nos órgãos de defesa do consumidor ou na Justiça se necessário. Fique atento e proteja seu benefício!